segunda-feira, 18 de abril de 2011

Salmos da minha vida:Salmo 23 - A Ovelha

Tudo que está escrito na Palavra de Deus tem um significado específico. Em cada objeto  citado, metáfora ou alegoria Deus quer nos ensinar algo extremamente peculiar. Hoje falaremos sobre A Ovelha.

Uma das coisa mais interessantes sobre a vida da Ovelha é que ela é um animal totalmente dependente. Um animal que sem as orientações e cuidados necessários tudo faz errado.(já começamos a nos identificar...rsrsrsr).

O Salmo 23 é composto por Davi. Vamos tentar analisa-lo como uma alegoria. Vamos identificar, segundo o texto, a relação entre nossa vida com a da Ovelha.

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

A primeira necessidade de uma ovelha - Um Pastor. O Pastor é o responsável de suprir todas as necessidades da Ovelha. A Ovelha por si mesma não tem orientação nenhuma de onde ir ou o que comer. Ela não consegue identificar onde é perigoso ou não. Jesus é o Pastor que tem a capacidade de suprir todas as nossas necessidades sejam elas do corpo, da alma ou do espírito. Sob o Seu cuidado nada daquilo que for necessário nos faltará.

Deitar-me faz em pastos verdejantes

A Ovelha sem o Pastor não consegue identificar um lugar de perigo. ela é uma presa fácil para o lobo ou para o mercenário, logo, não consegue encontrar um lugar de descanso.
Quando temos o Bom Pastor em nossas vidas temos um lugar seguro de descanso. Não há medo porque Ele está sempre presente. Ele tem a capacidade de nos guiar a lugares seguros. A orientação de Jesus em nossas vidas traz paz e segurança. Esse é o resultado quando somos guiados por Deus.

Guia-me mansamente a águas tranquilas.Refrigera a minha alma; 

Sem o Pastor a Ovelha, quando tem sede, bebe a primeira água suja que estiver na frente dela. As vezes isso acontece com agente. Sentimos que alguma coisa esta faltando, mas não permitimos que Jesus nos guie mansamente a águas tranquilas e bebemos a primeira agua suja que aparece na nossa frente. Vamos para o msn, TV, futebol, dormir, etc... menos parar um pouquinho para saciar essa sede com a Palavra de Deus.
Você pode começar hoje com 1 minuto pra Deus. Ele tem paciência. Ele te guia mansamente.Sua Palavra faz com que em momentos de aflição nossa alma seja refrigerada. Que em momentos turbulentos agente tenha calma. Que em momentos de tristeza e desanimo sejamos encorajados. Jesus é o guia eficaz.

Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.

A Ovelha tem um caminho. Uma rota estabelecida pelo Pastor. Quando a ovelha se desvia ela se perde. As veredas de justiça estão relacionadas com uma característica fundamental na vida cristã - A nossa conduta.
Quando aceitamos a Jesus como Pastor de nossa vida temos que fazer com que os valores de Jesus sejam princípios na nossa vida. Fazer com que nossa conduta de vida esteja relacionada aos atributos morais de Jesus. Aí vai alguns atributos morais de Jesus: Santidade, Justiça, Verdade, Bondade, Perdão... e por aí vai. Quando deixamos de seguir esses caminhos nos perdemos. A que distancia estamos dos caminhos do Bom Pastor? Será que nos perdemos? Ele nos conduzirá a uma conduta digna de sermos chamados filhos de Deus pela sua Palavra.

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

"ÔÔÔ OVÊIA!!! U QUÍ OCÊ FOI FAZÊ NUN VALI DI SOMBRA E DI MORTE UAÍ?"

Aqui ele fala de tribulações da vida, dificuldades do cotidiano que podem ou não estar relacionadas o pecado.O importante é que aqui ele também está presente.Deus não está com você somente nas águas tranquilas ou somente em pastos verdejantes. Ele esta com você quando chove do celeiro. Ele esta com você quando você não tem lã. Ele esta com você quando você está indeciso. Ele esta com você nos momentos mais difíceis da sua vida. Não tenha medo!!!
No entanto o lance que me chama a atenção aqui é a vara e o cajado. A vara e um instrumento que tanto serve para proteger a Ovelha de lobos e mercenários quanto para disciplina-la. Já o cajado serve para trazer a ovelha para perto do Pastor ou para removê-la em caso de perigo. Deus vai usar esse instrumentos em nossas vidas, mas não se preocupe são instrumentos que demonstram o Seu amor.

OBS: Na vida natural da ovelha em muitos casos que a ovelha foge o pastor vai atrás dela ao encontra-la toda suja e maltratada o pastor quebra a patinha dela e a leva para o aprisco e lá cuida dela restaurando-a completamente. (Essa nem vou comentar...só vou jogar no ar um: FALA DEUS!!!)

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; 

Essa mesa diante dos inimigos não é pra quando você obtiver uma vitoria você dizer: - OLHA AE BOBÕES VOCÊS NÃO SÃO DE NADA... FIQUEM BABANDO AE VENDO O QUE DEUS FEZ POR MIM. Não é para fazer isso mesmo. A chave aqui fazer com que as vitorias que Deus te concede sejam instrumentos para que pessoas, que antes eram inimigas, se tornem amigos de Deus. As bênçãos e vitorias que recebemos devem ser como placas indicativas revelando Jesus como o único Deus.

unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.

ESSA É O MAIOR BARATO!!!

Sabe porque o Pastor coloca óleo na cabeça da ovelha? Porque se ele não põe vários insetos começam a perturbar a cabeça da ovelha e ela tenta se livrar disso como? Batendo de cabeça na rocha ate morrer. Ela não se parece com agente? Quando agente tenta resolver as coisas do nosso jeito nada dá certo!!! Deixa Deus cuidar de você. O Cálice aqui era um tipo de tanque que o pastor fazia em uma pedra para nunca faltar agua para a Ovelha.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Essa Aê nem vou comentar... fala por si só... É o resultado mano!!! 

Uma coisa bacana pra finalizar é que a ovelha é o único animal que não tem nenhuma defesa, mas produz lã o tempo todo. E produz naturalmente. Depois de todos esse cuidados ela produz lã naturalmente. Para nós cristãos falar de Jesus tem que ser uma coisa natural. Tem que fazer parte do nosso respeirar. Se não me engano um dos heróis da fé (Agostinho) disse: Evangelizar se possivel com palavras.(forcei...rsrsrs) Um testemunho de vida vale mais do que um sermão. 

A Ovelha é o único animal que ao morrer não faz barulho, ela não reclama quando precisa ser sacrificada, não se irrita e não tenta fugir. Fica quieta, calada. 

“Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca”.

Isaias 53:7 

Você imaginou já descobriu quem foi a Ovelha perfeita?

Faça uma oração e depois comente... rsrsrsr

God Bless

Um comentário:

  1. Somos sim , ovelhas perdidas e Jesus vem ao nosso encontro nos resgatar.
    lindo salmo e perfeita comparaçao.

    ResponderExcluir